Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: PortuguêsEnglish

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Área do conteúdo

Linhas de Pesquisa

CIDADE, DESIGUALDADES SOCIAIS, MOVIMENTOS SOCIOCULTURAIS E EDUCAÇÃO

 

Abrange Estudos Urbanos e de Sociologia da Educação. Incorpora abordagens centradas na investigação dos efeitos subjetivos e objetivos das desigualdades de classe, raça, gênero e geração na cidade e nas instituições educacionais. Tem interesse pelas expressões do racismo estrutural nos espaços urbanos e educacionais, em especial pelo papel das elites e incorporação de privilégios.  Inclui pesquisas sobre movimentos sociais, práticas artísticas e culturais, políticas públicas, campanhas eleitorais, planejamento urbano, turismo, patrimônio, dinâmicas de usos e ocupações de territórios e mobilidade urbana. Estuda práticas de esportes, culturas juvenis, conflitos e sociabilidades no espaço escolar e impactos de ações afirmativas nas universidades. Relacionamentos em redes sociais digitais são um dos temas pesquisados, uma vez que afetam as relações na escola e na cidade, sendo o digital e o presencial dimensões indissociáveis da vida social contemporânea. As pesquisas utilizam abordagens etnográficas e auto-etnográficas, entrevistas, histórias de vida, grupos focais e surveys, e fazem uso de softwares analíticos (Survey Monkey, NVivo).

 

Laboratórios e núcleos integrantes

Laboratório de Estudos das Artes e das Juventudes (LAJUS)
Laboratório de Estudos da Cidade (LEC)
Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (LEPEC)
Núcleo de Estudos em Raça e Interseccionalidades (NERI)

 

Docentes participantes

Danyelle Nilin Gonçalves
Geísa Mattos
Glória Diógenes
Irapuan Peixoto Lima Filho
Irlys Barreira
Linda Gondim

 

GÊNERO E DIVERSIDADE, CULTURA E PENSAMENTO SOCIAL

Abrange estudos sobre subjetividade, emoções e sociedade. Pesquisa sobre interseccionalidade entre marcadores sociais de diferenciação (tais como: gênero, sexualidade, geração e raça). Estuda processos de sofrimento social e adoecimento identificados no contexto desses marcadores e em suas articulações com as dinâmicas do capitalismo contemporâneo. Investiga epistemologias e metodologias feministas, estudos LGBTQIA+ e estudos sobre corporalidades. Estuda o universo da cultura enquanto produção, circulação e apropriação simbólica em diversas esferas de poder e domínios da vida social. Busca o conhecimento de manifestações étnico-raciais, festividades e religiosidades das culturas populares, bem como de controvérsias e tensões das religiões no espaço público. Contempla o campo específico das políticas e produções literárias, culturais e científicas, das figurações artísticas e intelectuais (nacionais e transnacionais), da História das Ciências Sociais e do Pensamento Social Brasileiro. Os projetos de pesquisa dos docentes contemplam as áreas: Indivíduo, Subjetividade e Sociedade. Sociologia do Corpo e das Emoções. Sociologia da Saúde e da Sexualidade. Sociologia dos Marcadores Sociais da Diferença. Feminismos e Estudos LGBTQIA+. Sociologia da Cultura, do Conhecimento e da Vida Intelectual; Sociologia da Cultura Popular, Sociologia da Religião.

 

Grupo de pesquisa, laboratório e núcleo integrantes

Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte (GECCA)
Laboratório de Antropologia e Imagem (LAI)
Núcleo de Pesquisa sobre Sexualidade, Gênero e Subjetividade (NUSS)

 

Docentes participantes

Andréa Borges Leão
Antonio Cristian Saraiva Paiva
Antonio George Lopes Paulino
Mariana Mont’Alverne Barreto Lima

POLÍTICA, ECONOMIA E SOCIEDADE

 

Abrange temas da Sociologia Política, da Sociologia Econômica e da Economia Política. Estuda as distintas configurações do capitalismo contemporâneo e as especificidades do capitalismo brasileiro. Investiga as ciências, as técnicas, as tecnologias e suas dinâmicas sociais. Analisa o mundo do trabalho, incluindo dimensões subjetivas e objetivas. Explora as dinâmicas e as expressões da sociedade civil na contemporaneidade. Incorpora estudos sobre formação e transformação do Estado, democracia, política internacional, comportamento político e políticas públicas. Pesquisa os impactos da comunicação midiática no processo político e as desigualdades (gênero, raça, entre outras) na arena política. Realiza estudos comparativos, com especial ênfase no Brasil e no restante da América Latina, utilizando metodologias quantitativas e qualitativas.

 

Laboratórios, núcleo e rede integrantes

Rede Universitária de Pesquisadores sobre a América Latina (RUPAL)
Núcleo de Estudos em Economia, Tecnologia e Sociedade (NETS)
Laboratório de Estudos sobre Política, Eleições e Mídia (LEPEM).

 

Docentes participantes

Alba Carvalho
Clayton Mendonça Cunha Filho
Edemilson Paraná
Fabio Gentile
Jakson Aquino
Jawdat Abu-El-Haj
Monalisa Soares Lopes

 

VIOLÊNCIA E CONFLITOS SOCIAIS

 

Abrange estudos sobre as múltiplas e diferentes manifestações da violência e do conflito social na sociedade, explorando suas causalidades, dinâmicas e efeitos sociais. Analisa processos de construção social da violência e como impactam a vida social e suas configurações. Discute dinâmicas criminais e fenômenos constituintes de ilegalismos que, em diferentes escalas, compõem relações sociais. Examina em uma perspectiva ampla o fenômeno da conflitualidade em configurações cotidianas e estatais, abordando problemas relacionados ao Estado, práticas de controle social e punição. Compreende as lutas por direitos sociais, reconhecimento e poder em espaços sociais atravessados por processos de dominação, discriminação e subalternização relacionados a classe, gênero, raça e etnia. Abriga estudos sobre violência urbana e crime organizado, analisando movimentos de reprodução e transformação de coletivos criminais. Discute a legitimidade das formas sociais e sistemas simbólicos que, política e moralmente, definem formas de violência, conflito e crime. Analisa os processos de moralidade que estruturam os conteúdos simbólicos que, culturalmente, afetam formas de percepção e definição de violência, conflito e crime constitutivos de determinadas sociedades. Compreende análises de conjuntura e comparativas, estudando o cenário latino-americano e outras realidades internacionais sobre o crime e a violência. Interessa-se, ainda, por pesquisas sobre os efeitos sociais da violência e do crime para as democracias, o exercício da cidadania e os processos de garantia de direitos e liberdades constitutivos de sistemas políticos contemporâneos.

 

Laboratório e grupo de pesquisa integrantes

Laboratório de Estudos da Violência (LEV).
Grupos de Pesquisa Poder, violência e cidadania.

 

Docentes participantes

Cesar Barreira
Jania Diógenes
Leonardo Damasceno de Sá
Luiz Fábio Silva Paiva
Roberto Briceño-León

Acessar Ir para o topo