PortuguêsEnglish

Fabio Gentile

O Professor Fabio Gentile é formado em Letras Modernas pela Universidade “L’Orientale”, Nápoles, Itália, tem PhD em Filosofia e Política pela Universidade “L’Orientale”, Nápoles, Itália e pós-doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, Brasil.

Atualmente, é professor de Ciências Políticas no Departamento de Ciências Sociais e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Ceará, onde também atua como coordenador do programa de Pós-Graduação em Sociologia. Também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará.

Seus interesses de pesquisa incluem o Neofascismo Italiano, destacando direitos neofascistas e monarquistas em Nápoles após a Segunda Guerra Mundial, liderada pelo armador e empresário Achille Lauro, um “berlusconi ante litteram”. Sobre estes temas, ele escreveu dois livros: “Achille Lauro: unimprenditore politico dell’Italia repubblicana” (2008); “La rinascita della destra. Il laboratorio sindacale-politico napoletano da Saló ad Achille Lauro” (2013).

Sua pesquisa de pós-doutorado teve como foco a influência do corporativismo fascista italiano na legislação social da “Era Vargas”. Sobre este assunto, ele publicou artigos e capítulos de livros na Itália, Portugal, Brasil e EUA. Ele tem profundo interesse no pensamento de Oliveira Vianna, sociólogo e jurista brasileiro, um dos primeiros intérpretes da formação colonial do Brasil, apologista do Regime de Vargas e assessor jurídico do Ministério do Trabalho, de 1932 a 1940.

fabio_gentile@ymail.com | Currículo Lattes