PortuguêsEnglish

Linda Maria de Pontes Gondim

Sobre

Linda Maria de Pontes Gondim é socióloga e tem doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Cornell, EUA.

Ingressou como professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará em 1992, onde lecionou em disciplinas de sociologia urbana e metodologia de pesquisa na graduação e pós-graduação. É coordenadora do Laboratório de Estudos da Cidade desde 2002.

Linda Gondim aposentou-se em 2017. Desde então, é professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFC. Também colabora com o Mestrado em Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC.

E-mail: lindagondim@uol.com.br

Interesses de pesquisa

  • Habitação
  • Movimentos sociais
  • Escola de Sociologia de Chicago
  • Métodos de pesquisa qualitativos

Publicações selecionadas

GONDIM, Linda Maria de Pontes. O Dragão do Mar e a Fortaleza pós-moderna: cultura, patrimônio e imagem da cidade. São Paulo: Annablume, 2007.

GONDIM, Linda Maria de Pontes; LIMA, Jacob Carlos. A pesquisa como artesanato intelectual: considerações sobre método e bom senso. São Carlos: Edufscar, 2010.

GONDIM, Linda Maria de Pontes; GOMES, Marília Passos Apoliano. O direito à cidade em disputa: o caso da Zeis do Lagamar (Fortaleza-CE). Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 14, n. 28, p. 507-527, 2012.

GONDIM, Linda Maria de Pontes. Movimentos sociais contemporâneos no Brasil: a face invisível das Jornadas de Junho de 2013. Polis Revista Latinoamerica, n. 44, 2016.

GONDIM, Linda Maria de Pontes. À sombra do BNH: a nova política habitacional em Fortaleza-CE (2005-2011). O Público e o Privado, n. 21, 2013.