PortuguêsEnglish

Luiz Fábio Silva Paiva

Sobre

É professor de Sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV). Suas atividades de pesquisa se fundamentam em uma perspectiva de estudos compreensivos sobre os efeitos sociais do crime e da violência nas periferias urbanas do Ceará e na tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia. Ao longo dos últimos anos, analisou criticamente experiências de governo no campo da segurança pública e justiça. Atualmente, é colaborador do Observatório da Violência de Gênero do Amazonas, do grupo de pesquisas ILHARGAS, Cidades, Políticas e Saberes na Amazônia, do Laboratório de Investigação em Migração, Nação e Fronteira (LIMINAR) e do Fórum Popular de Segurança Pública do Estado do Ceará. Coordenou o projeto de pesquisa “(In)segurança na fronteira: sobre como os moradores de Tabatinga falam do perigo e da violência na Tríplice Fronteira Amazônica (Brasil, Colômbia e Peru), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no período de 2013 a 2017. Desenvolve o projeto de pesquisa “As transformações sociais do crime em Fortaleza”, com objetivo de compreender as mudanças nas maneiras de fazer o crime na capital cearense. É responsável pelo projeto de Extensão Universitária da UFC “Traficando Saberes”, que estabelece diálogos, articulações e trocas com jovens em cumprimento de medida de liberdade assistida.

Formação: Graduado em Ciências Sociais pela Universiddae Estadual do Ceará – UECE (2004); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2007); Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2012).

Interesses de Pesquisa: Efeitos Sociais da violência em populações que vivem em territórios marginalizados; Violência Urbana; Violação de Direitos; Cidadania; Justiça e construção social do sofrimento.

Email: luizfabiopaiva@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0301446708793558

Publicações Selecionadas

Artigos

PAIVA, Luiz Fábio S. FREITAS, G. J. Ecos da violência nas margens de uma sociedade democrática: o caso da periferia de Fortaleza. Sociedade e Cultura, v. 1, p. 115-128, 2016.

PAIVA, Luiz Fábio S. As dinâmicas do monopólio da violência e do controle em um território transfronteiriço e amazônico. Tempo da Ciência (UNIOESTE), v. 23, p. 56-75, 2016.

PAIVA, Luiz Fábio S.; ALBUQUERQUE, J. L. C. . Entre nações e legislações: algumas práticas de ‘legalidade’ e ‘ilegalidade’ na tríplice fronteira amazônica (Brasil, Colômbia, Peru). Revista Ambivalências, v. 3, p. 85-114, 2015.

PAIVA, Luiz Fábio S. Nas margens do Estado-nação: as falas da violência na tríplice fronteira amazônica. TOMO (UFS), v. 27, p. 327-359, 2015.

PAIVA, Luiz Fábio S. Mortes na periferia: considerações sobre a chacina de 12 de novembro em Fortaleza. O Público e o Privado, v. 26, p. 269-281, 2015.

PAIVA, Luiz Fábio S. À espera de respostas: reflexões sobre o trabalho de justiça criminal. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 4, p. 40-82, 2010.

Livro

PAIVA, Luiz Fábio S. Contingências da violência em um território estigmatizado. 1. ed. Campinas: Pontes, 2014. 226 p.